quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vivências das Brincadeiras, Cantigas e Danças Populares com o Mestre Tião Carvalho”


O presente projeto tem como um de seus objetivos proporcionar encontros com o mestre da cultura popular Tião Carvalho que, desde 2001, desenvolve em Londrina o resgate e a manutenção das brincadeiras, cantigas e danças populares brasileiras.

As Brincadeiras fazem parte da educação do ser humano e é a primeira e mais efetiva experiência em nosso aprendizado, sendo considerado um instrumento para o viver e conviver.
As Cantigas, que ao longo da história transmitem lendas e cultura, através da oralidade, consolidam o vínculo afetivo e emocional entre pessoas de diferentes idades.
As Danças cumprem um importante papel de organização, espaço, manutenção e recriação de tradições herdadas, constituindo através da livre expressão, a identidade de um povo.

Encarando todo e qualquer indivíduo como agente do seu mundo, que constrói a si próprio, pensando e planejando suas ações, vemos que a brincadeira tem um papel relevante nesse processo.
Brincando, cantando e dançando, os participantes desenvolverão habilidades como coordenação motora, lateralidade, autonomia, imaginação, criatividade, entre tantas outras, apropriando-se e utilizando-se da transmissão da cultura popular que se dá através da oralidade e troca entre gerações.


“Brincando a gente se entende!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário