quinta-feira, 28 de abril de 2011

“Tudo que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar”
Curta-metragem produzido pelo Núcleo de Comunicação da AlmA através do “Prêmio Griô na Escola e na TV”  é lançado no Rio Janeiro

            Foi lançado, no último dia 15 de abril, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, o curta-metragem “Tudo que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar”, uma realização do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA (Associação Intercultural de Projetos Sociais), viabilizada pelo Prêmio Griô na Escola e na TV – iniciativa da Associação Grãos de Luz e Griô (BA), que contou com recursos da Lei do Mecenato/Votorantim.

            O vídeo foi produzido no final do ano passado e conta com a participação de integrantes da Rede Griô Nacional da cidade, além de crianças da Escola Municipal Reverendo Odilon Gonçalves (Jd. Do Sol), onde desde de 2009 vêm ocorrendo atividades voltadas à valorização da ancestralidade e identidade brasileira através da interação entre os alunos e os mestres e aprendizes da tradição oral local.

Gravado em Londrina e finalizado em Lençóis (BA), o curta mostra questões formuladas pelos alunos sobre os tabus em torno da “macumba” – perguntas que são respondidas pela mãe-de-santo e mestre griô Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, responsável pelo terreiro de candomblé Ilê Axé Ogum Mege. Buscando desconstruir alguns mitos em torno do candomblé, o vídeo mostra cenas do cotidiano da Mãe Mukumby que, com sabedoria e precisão, consegue explicar o verdadeiro significado dos símbolos e rituais dessa religião afro-brasileira.

De acordo com Marina Casagrande, videasta responsável pela produção, que participou da cerimônia de lançamento em terras cariocas, o curta não poderia ter sido melhor recebido pelo público presente: “As palavras que descrevem a estréia do são diversão e emoção. Do início ao fim do vídeo, muitas risadas. Ao fim, palmas e a platéia em pé, perguntando quem era a mestre griô que falava tão bem e com tanta simplicidade sobre o candomblé”.

Ao todo, o Prêmio Griô na Escola e na TV selecionou oito iniciativas de todo o Brasil, que produziram, cada uma, um curta-metragem de até 3 minutos de duração. O próximo passo será a exibição em rede nacional dos curtas na TV Brasil, ainda sem data de estréia. Por enquanto, o vídeo pode ser assistido no YouTube, no link: http://www.youtube.com/watch?v=sljdAQrtw7g

Equipe de Produção

Encontro Griô com alunos

Mestre Griô Yá Mukumby



Mais informações:


Juliana Franco - MTB 50.789
Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA

Nenhum comentário:

Postar um comentário