Fábio Luporini
Jornal de Londrina, 23/04/2012
Cada vez mais os espaços físicos estão ocupando a rede mundial de computadores. É através da internet que se vencem barreiras, ultrapassam limites. Quem trabalha com arte já sacou que é preciso saber usar para o próprio benefício. Uma das manifestações, aparentemente simples, é a web rádio. Em Londrina, pelo menos duas estão no ar: www.almalondrina.com.br e www.radiolondrinaweb.com.br.
O pessoal da Vila Cultural Alma Brasil tentou alguns editais antes de ser contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para colocar no ar uma web rádio. A Alma Londrina está funcionando há pelo menos duas semanas. “A princípio seria das 8h às 24h. Mas conseguimos fazer uma programação 24 horas”, conta Daniel Thomas, diretor de programação. A web rádio trabalha com diversos colaboradores, que gravam programas – pelo menos 20 diferentes. No restante do tempo, toca uma seleção de músicas.
Rádio Londrina Web funciona 24 horas
Andriak Constantino está no ar desde 5 de março de 2010. Montou a Rádio Comunidade de Londrina, porque o nome fazia referência ao Orkut. “O termo não pegou porque o pessoal associava a rádio de favela”, conta. E mudou o nome para Rádio Londrina Web. “A proposta é ter uma música alternativa, que não seja muito convencional”, diz. Além disso, a programação tem espaço para notícias, principalmente de festas e eventos. “Ainda não tive tempo de fazer programas de locução ao vivo”, justifica. Também com a ajuda de aplicativos, a programação é 24 horas. “O servidor que pago fica rodando as músicas independentemente do computador estar ligado”, explica. Uma lista fica pronta, e as músicas são tocadas aleatoriamente. Há ainda algumas propagandas nos intervalos e parcerias com festas e eventos.
A ideia é fazer a programação completa, com boletins de notícias, previsão do tempo e divulgação da hora. Ainda não é possível. “Descobrimos um programa que permite deixar a rádio funcionando 24 horas sem precisar de um computador ligado”, diz. A preocupação anterior era com um incêndio. A sede da Alma é de madeira, e um computador ligado 24 horas por dia abria possibilidade de algum curto-circuito.
O projeto tem recursos por dez meses. “Depois vamos tentar viabilizar de outras maneiras. Somos sem fins lucrativos então teremos espaços de apoio cultural. Vamos nos inscrever na Lei Rouanet”, aponta.
A princípio, é preciso um bom computador, uma placa de som e um microfone simples – qualquer notebook vem com um. É o que Paulão Rock and Roll vai fazer.
Apresentador do famoso Azylo Hotel, que estreou em 1982, Paulão vai levar o programa para a web rádio da Alma.
Em 2009, depois de passar por diversas emissoras FM de Londrina, o Azylo Hotel estreou na internet na extinta Rádio Sercomtel. “É a mesma programação, um rock mais nervoso. Não toco reggae, nem balada, nem blues lento”, avisa Paulão. Serão duas horas de programação semanal, sempre a partir da zero hora de domingo. “É uma programação perigosa, do hard rock próximo ao heavy metal”, ressalta.
Quando aderiu à internet, nem imaginava que pudesse haver ouvintes. “Pensei que ninguém ia me ouvir”, lembra. Enganou-se. O blog dele, diz, tem quase 5 mil acessos. E Paulão está com planos de montar a sua própria web rádio. Falta apenas dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário