quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nas ondas da internet

No ar há duas semanas, web radio da Vila Cultural Alma Brasil conta com cerca de 20 programas produzidos de forma independente
Fábio Luporini
Jornal de Londrina, 23/04/2012


Cada vez mais os espaços físicos estão ocupando a rede mundial de computadores. É através da internet que se vencem barreiras, ultrapassam limites. Quem trabalha com arte já sacou que é preciso saber usar para o próprio benefício. Uma das manifestações, aparentemente simples, é a web rádio. Em Londrina, pelo menos duas estão no ar: www.almalondrina.com.br e www.radiolondrinaweb.com.br.
O pessoal da Vila Cultural Alma Brasil tentou alguns editais antes de ser contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para colocar no ar uma web rádio. A Alma Londrina está funcionando há pelo menos duas semanas. “A princípio seria das 8h às 24h. Mas conseguimos fazer uma programação 24 horas”, conta Daniel Thomas, diretor de programação. A web rádio trabalha com diversos colaboradores, que gravam programas – pelo menos 20 diferentes. No restante do tempo, toca uma seleção de músicas.
Rádio Londrina Web funciona 24 horas
Andriak Constantino está no ar desde 5 de março de 2010. Montou a Rádio Comunidade de Londrina, porque o nome fazia referência ao Orkut. “O termo não pegou porque o pessoal associava a rádio de favela”, conta. E mudou o nome para Rádio Londrina Web. “A proposta é ter uma música alternativa, que não seja muito convencional”, diz. Além disso, a programação tem espaço para notícias, principalmente de festas e eventos. “Ainda não tive tempo de fazer programas de locução ao vivo”, justifica. Também com a ajuda de aplicativos, a programação é 24 horas. “O servidor que pago fica rodando as músicas independentemente do computador estar ligado”, explica. Uma lista fica pronta, e as músicas são tocadas aleatoriamente. Há ainda algumas propagandas nos intervalos e parcerias com festas e eventos.
A ideia é fazer a programação completa, com boletins de notícias, previsão do tempo e divulgação da hora. Ainda não é possível. “Descobrimos um programa que permite deixar a rádio funcionando 24 horas sem precisar de um computador ligado”, diz. A preocupação anterior era com um incêndio. A sede da Alma é de madeira, e um computador ligado 24 horas por dia abria possibilidade de algum curto-circuito.
O projeto tem recursos por dez meses. “Depois vamos tentar viabilizar de outras maneiras. Somos sem fins lucrativos então teremos espaços de apoio cultural. Vamos nos inscrever na Lei Rouanet”, aponta. 
A princípio, é preciso um bom computador, uma placa de som e um microfone simples – qualquer notebook vem com um. É o que Paulão Rock and Roll vai fazer.
Apresentador do famoso Azylo Hotel, que estreou em 1982, Paulão vai levar o programa para a web rádio da Alma.
Em 2009, depois de passar por diversas emissoras FM de Londrina, o Azylo Hotel estreou na internet na extinta Rádio Sercomtel. “É a mesma programação, um rock mais nervoso. Não toco reggae, nem balada, nem blues lento”, avisa Paulão. Serão duas horas de programação semanal, sempre a partir da zero hora de domingo. “É uma programação perigosa, do hard rock próximo ao heavy metal”, ressalta.
Quando aderiu à internet, nem imaginava que pudesse haver ouvintes. “Pensei que ninguém ia me ouvir”, lembra. Enganou-se. O blog dele, diz, tem quase 5 mil acessos. E Paulão está com planos de montar a sua própria web rádio. Falta apenas dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário