quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nesse mês de setembro, o cineclube Ahoramágica, em parceria com o Tela da Vila exibirá mais três filmes do cineasta alemão Werner Herzog, que começou a sua carreira na década de sessenta do século XX, tendo participado do cinema novo alemão ao lado de outros caras como Win Wender, Rainer Werner Fassbinder, entre outros. A filmografia de Herzog parece coincidir com a temática Singularidades Históricas do ciclo de exibição promovido pelo cineclube Ahoramágica e pelo Tela da Vila, na Vila Cultural Alma Brasil, sempre aos Domingos, a partir das 17:00hs. Personagens como Kasper Houser, Steiner, Timothy Treadwell, e muitos outros foram constantemente pesquisados, recortados, editados e projetados pelo cineasta alemão. Em cada uma dessas obras, talvez seja possível perceber o convite para o conhecimento e a extrapolação de nossos limites, às vezes de uma maneira quase estéril, outras de um modo tão potencializador que nem sequer encontramos palavras para descrever ou comentar, assim...a necessidade de buscar outras linguagens, de inventar outras maneiras de se expressar. Na trilha dos personagens herzoguianos, a solidão este presente intensamente, na trajetória que estamos traçando é uma possibilidade, não um destino inevitável, por isso, mais uma vez, tornamos a convidar:

04/09 - Wodaabe (Werner Herzog, 1989, 48 min.) 
Documentário sobre o povo Wodaabe da região sul do Sahara. Herzog dedica atenção particular aos rituais de namoro e conquista, sobretudo ao Gerewol.
O Gerewol é uma espécie de "concurso de beleza" onde - através de maquiagem e movimentos corporais - os homens jovens se esforçam para serem notados pelas mulheres, que elegem o mais belo da tribo e escolhem seus parceiros.
http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=22497
La soufriere (Werner Herzog, 1977, 30 min.)
Em 1976, a ilha caribenha de Guadalupe esteve frente à uma iminente explosão de um vulcão em atividade, o La Soufriere. Guadalupe foi imediatamente evacuada, mas um homem, um velho ermitão, se recusou a deixar sua pequena cabana próxima ao vulcão, e as autoridades foram obrigadas a deixa-lo para trás. Quando o cineasta Werner Herzog ficou sabendo da história, ele imediatamente fascina-se e vai com uma pequena equipe de filmagem até a ilha em busca deste homem. http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=7337
11/09 - Stroszek (Werner Herzog, 1977, 115 min.)
Bruno Stroszek tem problemas mentais e é libertado da cadeia, onde foi parar por problemas com álcool. Sem esperanças e perspectivas, Stroszek ganha a vida tocando acordeão nas ruas, e encontra a prostituta Eva, tão maltratada pelo mundo quanto ele. Apaixonado, Stroszek parte com Eva e seu vizinho excêntrico Scheitz para os Estados Unidos à procura do sonho americano.



Patrocínio

Realização
CINECLUBE AHORAMÁGICA 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário