quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Você conhece o Núcleo de Comunicação da AlmA?


O Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária existe desde 2005 como um dos principais eixos de atuação da AlmA Brasil.
Seu objetivo principal é a utilização da comunicação como ferramenta de expressão cultural e novas formas de organização e interação social, buscando viabilizar a fruição de processos e produção de conteúdos que normalmente não atendem aos critérios dos meios de comunicação tradicionais.
Ao estimular, agregar e promover ações e pesquisas dentro de um campo que valoriza os processos de produção compartilhada e a construção de circuitos alternativos, O Núcleo de Comunicação acredita contribuir para a democratização dos meios e conteúdos comunicativos e para a valorização da cultura popular.

Principais iniciativas e projetos


Ilda Brandulize
 Nos olhos de quem vê (2009)
Roda Memória: voltado à valorização da memória e das histórias de vida na construção da história e da memória social, realiza oficinas de produção audiovisual com jovens e a circulação dos vídeos produzidos em sessões pela cidade. Em 2011, está produzindo seu primeiro longa-metragem, que tem como tema as personalidades singulares de Londrina.
Alunos do União da Vitória durante oficina do Roda Memória (2009)

Tela da Vila/Ahoramágica: cineclube da Vila Cultural, que desde 2008 realiza exibições semanais gratuitas e abertas ao público, com uma programação voltada à cinematografia nacional e à circulação da produção audiovisual alternativa e independente. A partir deste ano, conta com a parceria do cineclube Ahoramágica, que vem realizando a curadoria e exibições todo domingo, a partir das 17h30, na sede da AlmA, além de sessões itinerantes em parceria com entidades e organizações locais.    

Cartaz do ciclo Zé do Caixão (out/2010)
Arte visual: Daniele Stegmann



     
Mutirão de produção radiofônica
V Arraial de S. João (2011)
Rádio Poste/Rádio Web: a iniciativa envolve realização de oficinas, programas, peças radiofônicas e sua circulação através de um sistema de alto-falantes (itinerante e fixo), que permite intervenções públicas e a abertura de espaços de expressão cultural. Em 2012, o objetivo é implantar uma Rádio Web colaborativa como forma de ampliar a difusão de programas variados.  
Sara entrevista integrante do grupo Evelina Grandis
V Arraial de S. João (2011)

Destaques e premiações:
« Prêmio Pontos de Mídia Livre (Secretaria de Cidadania Cultural/Ministério da Cultura/2010): contemplado na categoria regional pela iniciativa Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA
« Prêmio Griô na Escola e na TV (Ação Griô Nacional/2011): produção do curta-metragem Tudo o que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar, veiculado na TV Brasil.
« Programa Ponto Brasil (TV Brasil/2009) – produção dos curtas-metragens O Inferno São os Outros e Por água abaixo, exibidos no canal em rede nacional.
« Cine Mais Cultura (Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura/2009): cineclube Tela da Vila/Ahoramágica.


Ações futuras

- Reforma do Estúdio do Núcleo de Comunicação (dez/2011 a fev/2012): Realização do isolamento e tratamento acústico do estúdio (mezanino) e também do salão interno da AlmA, incluindo tratamento com fibra de celulose, além da aquisição de novos equipamentos de produção radiofônica e audiovisual.    

- Rádio Web (mar/2012 a dez/2012): implantação de uma rádio pela internet, em que serão veiculados programas produzidos por colaboradores do Núcleo e também produções resultantes das oficinas de rádio, que acontecerão uma vez por semana na AlmA. 

- Roda Memória: realização de oficinas de produção audiovisual gratuitas, para produção de documentário sobre os mestres da cultura popular de Londrina. 








quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Neste Domingo, dia 30 de outubro, às 17:00hs:
O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam:

Dona Helena (Dainara Toffoli, 2004, 55 min.)

 
"Violeira Mato-grossense, canta dores e amores da vida cotidiana, ilumina estradas e auroras. Sorte tiveram os que a descobriram doze anos antes de ela falecer. Os que puderam participar, por mais breve que tenha sido, de sua contínua expedição por si mesma"

& Miró: preto, pobre, poeta, periférico (Wilson Freire Lima, 2008, 22 min.)
"Poesia, fluida e cotidiana, aproveita os vãos das infiltrações, atravessa ruas e marquises, adentra bares e corações. Este é João, gente, artista, pessoa, vida"
 
Lá, na Vila Cultural Alma Brasil,
Rua Mar Del Plata, 93, Vila Rodrigues,

Entrada?
- É de grátis!


maIs...aceitamos convites mágicos...




Patrocínio

Realização
CINECLUBE AHORAMÁGICA 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Neste Domingo, dia 23 de outubro, às 17:00hs

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam:

Jardelina da Silva: eu mesma (Cristiane Mesquita, 2006, 55 min.)

"Jardelina, que não teve medo de si, que não teve medo de se buscar. Se encontrou em múltiplas cores, nuvens de retalhos, inventando coisas que desafiassem nomes. Costurou caminhos e alegrias, portas abertas e janelas grandes para o sol. Criadora, musa e perspectiva. Como ser um se já somos tantos?"

Lá, na Vila Cultural Alma Brasil,
Rua Mar Del Plata, 93, Vila Rodrigues.

Entrada?
- É de grátis!

maIs...aceitamos convites mágicos...




Patrocínio

Realização
CINECLUEB AHORAMÁGICA 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Neste Domingo, dia 16 de outubro, às 17:00hs,
O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam:

Terra deu terra come (Rodrigo Siqueira, 2010, 88 min.) 



"...As barreiras entre documentário e ficção são transbordadas. Rodrigo Siqueira e toda sua equipe produzem um filme metalingüístico, ou seja, cinema falando sobre cinema. O importante não é captar a realidade, não é refleti-la, é dançar com outros ritmos de vida. Participar de uma realidade configurada por encenações, em que as pessoas são atores do seu próprio espetáculo, da sua própria arte..."

Lá...na Vila Cultural Alma Brasil,
Rua Mar Del Plata, 93, Vila Rodrigues.

Entrada?
- É de grátis!


maIs...aceitamos convites mágicos...






Patrocínio

Realização
CINECLUBE AHORAMÁGICA 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Neste Domingo, dia 9 de outubro, às 17:00hs,
 O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam:


Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002, 110 min)
http://media.adorocinema.com/media/film/images/1116/1245080657_edificiomaster01.jpg
"Mais uma obra-prima do diretor que vem mostrar que, muito além de "cagador de regras", como muitas vezes é acusado por diretores menos rigorosos, Coutinho é um metódico e técnico catalizador de imagens, que sabe se utilizar até mesmo de sua aparência de "bom velhinho" (como disse certa vez) para construir verdadeiras odes da precisão e do acaso. A Precisão e o Acaso, essas são as forças criativas que Coutinho sabe amalgamar como ninguém, não por um dom, mas por uma Ética criativa que vai muito além das estereotipias morais do "cuidado com o outro". A "Ética de Coutinho" é uma prática estética, um conjunto de postulados concretos, de princípios estéticos, que se conjugam geometricamente, produzindo uma atmosfera única." (http://www.contracampo.com.br/criticas/edificiomaster.htm

Lá, na Vila Cultural Alma Brasil,
Rua Mar Del Plata, 93, Vila Rodrigues


Entrada?
- É de grátis!


maIs...aceitamos convites mágicos...






Patrocínio

Realização
CINECLUBE AHORAMÁGICA